TEMPLO DE UMBANDA OLHOS DE LINCE

TEMPLO DE UMBANDA OLHOS DE LINCE

sábado, 12 de junho de 2010

Exús e Pombas Giras – O grandes guardiões da Umbanda

image O mês de Junho, para nós Umbandistas do Rio de Janeiro, é bem especial, pois é a época em que rendemos homenagens aos nossos amados Exús, esses seres maravilhosos, que estão sempre ao nosso lado, nos guardando, orientando e amparando. Mas afinal de contas, quem são os Exús? Esse tema é realmente muito intrigante pois há muitas controvérsias e polêmicas em relação a eles. Na verdade existe um grande preconceito e uma absoluta falta de conhecimento. Nossa sociedade ainda ligada a fortes conceitos “judaico-cristãos”, crendo na existência do Céu e do Inferno, o bem e mal, Deus e Diabo, infelizmente o Exú ficou com a fama de ser o Diabo. Na verdade ele é o executor da Lei , ele é apenas justo, doa a quem doer. O trabalho dele é o de combatente das trevas, é aquele que leva a mensagem de Luz para as sombras e foi justamente isso que causou uma confusão danada A Umbanda, em sua dinâmica básica, lida com espíritos dos mais variados graus de evolução. Essas entidades que se apresentam nos terreiros exercem um trabalho incansável contra as forças trevosas. Na Umbanda a origem de Exu está em função da necessidade de existirem guardiões, encaminhadores e combatentes das forças negativas, que é o trabalho básico da Umbanda. Por isso se diz que “Sem Exu não se faz nada”. Pois é ele que nos abre as portas, ele é quem “seleciona” quem “entra e quem sai’ do Templo, são a linha de frente. Algumas lendas sobre Exu, por pura ignorância, remetem ao pensamento de que os mesmo são a representação das próprias trevas, mas não, pois os verdadeiros Exús de Lei são os grandes guerreiros de Luz nas trevas. São, acima de tudo, espíritos de luz em busca de evolução, que estão altamente compromissados com o astral superior, com os guias e protetores do médium e com toda a egrégora da Casa na qual o médium está inserido. Trabalhando diretamente com esta egrégora, eles auxiliam no combate e encaminhamento dos espíritos que são atraídos pela corrente de desobsessão do terreiro que fazem parte. É importante lembramos que a evolução do Exú não o impede de trabalhar em harmonia com outras entidades, até porque além de trabalharem sob as suas ordens, ou seja, sob as ordens de enviados de Orixá, a questão “hierarquia” é muito bem resolvida no Astral Superior. Lá não existem “disputas” pelo “poder” ou se questiona quem “manda”.

Todos estão conscientes de seus papéis e do trabalho que precisa ser realizado, além de trabalharem com um mesmo objetivo, a Caridade.

As palavras de ordem de Exu são “compromisso” e “disciplina”.

Por tudo isso ele não é e nem nunca foi traidor ou “mal”. Infelizmente vemos por ai, muitos e muitos seres decaídos nas trevas que usam ou até mesmo pensam que são Exús, atraídos por médiuns invigilantes, sendo levados a prestar tudo que é tipo de “trabalhinho” em troca de oferendas grotescas. São seres, astutos que nos incentivam a coragem, a libertação e a evolução.

Exú tem seu sincretismo no Rio de Janeiro com Santo Antônio comemorado em 13/06. O Templo de Umbanda Olhos de Lince prestará uma bela homenagem a esses grandiosos seres que em nossa casa são considerados Verdadeiros Reis e Rainhas fazendo grandes trabalhos e trazendo, é claro, muito alegria e irreverência e seu trabalho.

Salve todos os Exús e Pomba giras de Umbanda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário